terça-feira, 12 de março de 2013

Circuito Cultural

Na semana passada, alguns de nós, estudantes do primeiro período de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, visitamos alguns museus e exposições na região da Savassi.
Passamos primeiramente pela Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na qual era exibida uma exposição de pinturas, intitulada 'Uma Passagem Pré Colombiana' da artista Andrea Greco que contemplava de maneira abstrata a arte dos povos Maia, Inca e Asteca.
A artista utiliza de vários recursos para a construção de suas telas, as características mais marcantes são o uso de formas geométricas e bem definidas e de cores fortes. Além disso, ela inclui objetos diversos nas obras como grades, cordas, ponteiros e espelhos que contribuem para construção de uma imagem abstrata que possibilita diversas interpretações e transmite variadas sensações aos observadores.
(Imagem de divulgação)



Logo em seguida, visitamos a Galeria de Arte BDMG Cultural, onde encontramos uma mostra de fotografias selecionadas pelo concurso 'Retratos de Minas' da edição de 2012.

O tema do concurso era 'O desenvolvimento de Minas Gerais nos últimos 50 anos' e mesmo sem uma análise criteriosa das imagens fomos capazes de eleger uma favorita, que foi a imagem do fotógrafo amador José Rocha, que retrata um cidade histórica.


Nossa terceira e última visita foi ao Centro de Arte Popular - Cemig, onde pudemos apreciar a arte popular mineira, que retratada por artistas do estado nos mais diversos materiais, remete às crenças e histórias do nosso povo. Importante ressaltar como as obras são detalhistas, mesmo que trabalhadas em materiais como a madeira.
Chamou-me a atenção um presépio, que com personagens menores do que um palito de fósforo, retrata toda a história de Cristo.

O circuito é muito interessante e pelo fato do acesso ser gratuito, vale a pena conferir.
Mais informações no site: http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário