Parkour
(Imagem da Internet) |
O Parkour ou Le Parkour é uma atividade física cujo principal objetivo é deslocar-se de um ponto à outro de maneira rápida, eficiente e utilizando o menor trajeto, mesmo que este não seja sempre o mais acessível ou o padronizado pela sociedade. A ideia é superar os obstáculos encontrados no percurso, que podem ser de qualquer natureza, de galhos e pedras à grades e paredes de concreto.
A atividade pode ser praticada em qualquer ambiente e por qualquer pessoa, desde que com preparo físico e treino adequados.
Deriva
A deriva é um procedimento de estudo psicogeográfico – estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas. Ou seja, é caminhar pelo espaço urbano guiado pelas sensações que o ambiente lhe transmite, possibilitando uma nova interação entre a pessoa e o espaço. A pessoa que quer experimentar a deriva deve deixar-se levar e pensar que determinadas zonas psíquicas nos conduzem e nos trazem sentimentos agradáveis ou não. Apesar de ser inúmeros os procedimentos de deriva, ela tem um fim único, transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade.Flaneur
Flaneur é uma palavra do francês que pode ser traduzida como ''perambular'' e usada para se referir a homens com um certo comportamento peculiar, andar pela cidade com o objetivo de experimentá-la. Flanar é vagar pelas ruas não simplesmente caminhando, é andar observando tudo à volta. O flaneur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos. Ele tem um olhar sensibilizado e valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina. É simplesmente uma pessoa que vê o mundo com olhos diferentes da maioria da população, a sua visão é com riqueza de detalhes, e detalhes nas coisas mais simples. O flaneur surge como consequência da vida moderna e da expansão urbana do século XIX, influência do planejamento das cidades, a nova arquitetura e o urbanismo, que o conduzem pelas ruas.
Flash Mob
(Imagem da Internet) |
Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social. Os mais comuns envolvem performances repentinas feitas em lugares públicos, como aeroportos, praças, estações, onde um grupo de dançarinos, misturados ao público começam a fazer uma coreografia ao som de algum musical.