domingo, 7 de abril de 2013
Eletrônica (Alimentação)
Corrente Contínua
A corrente contínua é o fluxo ordenado de elétrons sempre na mesma direção. Esse tipo de corrente é gerada por pilhas, baterias ou a partir de uma corrente alternada convertida em contínua por um transformador.
Corrente Alternada
A corrente alternada ao contrario da contínua, varia seu sentido periodicamente. Esse tipo de corrente é encontrada na rede elétrica residencial .
Na prática, a diferença entre elas está na capacidade de transmitir energia para locais distantes. A energia que usamos em casa é produzida por alguma usina e precisa percorrer centenas de quilômetros até chegar à tomada. Quando essa energia é transmitida por uma corrente alternada, ela não perde muita força no meio caminho. Já na contínua o desperdício é muito grande. Isso porque a corrente alternada pode, facilmente, ficar com uma voltagem muito mais alta que a contínua, e quanto maior é essa voltagem, mais longe a energia chega sem perder força no trajeto.
Pilhas e Baterias
As pilhas e baterias são dispositivos que convertem a energia química em energia elétrica. Ambas produzem correntes contínuas e possuem voltagens determinadas. As pilhas secas e alcalinas presentam voltagem de 1,5V e as pilhas de lítio 3V. As baterias possuem o mesmo principio de funcionamento das pilhas, porém oferecem tensões mais altas e são geralmente recarregáveis.
Associações em Série e Paralelo
Exitem duas maneiras de associar elementos em um circuito, em série ou em paralelo.
No circuito em série, os elementos são dispostos em sequência. A corrente que passa por eles é a mesma e a tensão é dividida entre os elementos.
Na prática, esse tipo de associação não é vantajosa, pois se interrompermos a corrente em um dos elementos todo o circuito para de funcionar.
No circuito em paralelo, como diz o nome, os elementos são dispostos paralelamente. A tensão nas extremidades dos elementos é a mesma, porém a corrente é dividida por eles.
Esse circuito é mais vantajoso pois funciona de maneira independente, caso um dos elementos do circuito pare ou seja removido o funcionamento dos demais não é afetado.
Em um circuito composto por lâmpadas por exemplo, podemos observar a diferença de brilho entre elas nas diferentes formas de associação. As lâmpadas brilham mais quando dispostas em paralelo.
Assinar:
Postagens (Atom)